Portes Grátis para encomendas de valor superior a 399€! para entrega em Portugal continental

A arte da Enforna - 3 dicas essenciais para uma fornada com sucesso

Escrito em 13 de junho de 2023

A arte da Enforna - 3 dicas essenciais para uma fornada com sucesso

Há quem diga que enfornar um forno é uma arte.

E de facto o carregamento de peças no forno requer alguma mestria, experiência e cuidados adicionais em função da tipologia das peças e circulação do ar, a fim de se obter uma distribuição o mais uniforme possível da temperatura.

Haverá sempre uma ansiedade na altura de abrir a porta do forno e nem sempre conseguimos controlar todos os fatores e reações inesperadas que podem ocorrer numa cozedura cerâmica.

Ainda assim, deixamos aqui 3 dicas fundamentais para uma fornada bem sucedida:

 

1 – Distribuição homogénea

As peças no interior do forno devem estar o mais distribuídas possível. Mesmo as cargas mais pequenas ou incompletas devem ser distribuídas de forma tão homogénea quanto possível pelo volume completo do forno, para equilibrar as necessidades de aquecimento e a uniformidade da temperatura. Para o efeito, podem ser utilizados diferentes suportes e prumos de alturas diversas. Estes devem ser dispostos de forma linear e sobreposta para evitar a quebra de placas.

 

2 – Distância de segurança das paredes e resistências

As peças devem ser mantidas sempre a um mínimo de 2 cm das paredes do forno e dos elementos de aquecimento. Devem ser igualmente considerados pelo menos 2cm de distância do topo das peças às placas de cima. Tais cuidados permitem o bom arejamento das peças, melhores resultados na cozedura e evitam o contato próximo das resistências com a libertação da humidade.

 

3 – Peças mais complexas ou maiores ao centro

As peças mais complexas ou de maiores dimensões devem estar o mais próximo possível do centro. A complexidade da forma e tamanho de algumas peças torna-as mais sensíveis ao choque térmico e susceptíveis de quebra quando expostas às variações súbitas de temperatura.

 

Foto: Cortesia de Célia Macedo Ceramics